esse post, sem querer entrar numa questão tão crítica quanto polêmica, foi levantada por um aluno meu, Renan Felipe.... segue na íntegra o post original:
"Bah, cara.Assisti o vídeo do hino riograndense.
Acho muito bacana esse sentimento regionalista (embora eu pouco conheça da nossa história e tradição, que vergonha!) teu, por mim o RS podia ser um Estado independente."
minha resposta:
eu realmente gosto da tradição por, Graças a Deus, tê-la vivido na sua essência em Lavras do Sul, região da campanha do RS.
é uma pena q o fulcro da nossa história esteja se "perdendo" em função de modismos e de ganância comercial por parte da maioria dos conjuntos musicais.
o q deve ser resguardada é justamente essa história cultural que, atavicamente, serve de "modelo a toda terra"
truco adelante !!
3 comentários:
Bah!
Também já fiz um post onde falava mais ou menos o que o teu aluno falou... Acho muito legal esse sentimento mas conheço pouco.
Concordo com a tua resposta. Não vivi esse tradicionalismo do jeito que viveste, mas minha opinião sobre este assunto é a mesma da tua.
Grande abraço, mano véio!
Não esqueçamos das entidades tradicionalistas como os CTG's... q muitos, por causa da administração de uns e outros tipos de 'patrões', acabam por virar RESTAURANTES GAÚCHOS ao inves de casa de cultivo e incentivo a vida de nossa cultura.
Abração Garoto
Independência ou morte?
Diferente da independência do Brasil onde D. Pedro II proclamou a independência do Brasil ou a morte de quem se opusesse, no RS tudo indica que ou nos tornamos independente ou será a nossa morte.
Óbvio que esta idéia não é minha e o Barcellos já tinha indicado isso no título do post. Só achei melhor elucidar.
Não é só a cultura musical que está se perdendo (e nem tanto, pq a resistencia aos Tchê Music é grande), mas a cultura toda. E pra piorar não é só a cultura que está sendo perdida pra leva estrangeira, a nossa economia está indo rumo ao buraco. Estando fora do estado é possível notar que o rumo que o meu RS está tomando não é nada bom.
E até quando vamos ficar nessa? Vamos deixar nosso estado entrar no buraco?
É uma merda, mas tudo indica que vamos deixar sim.
PS: Quem sabe uma hora dessas faço um post sobre isso.
Postar um comentário