quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Quando me for

hoje é um dia especial para os gaúchos, essa data representa todo o movimento igualitário e de justiça que nossos ancenstrais buscaram e nos deixaram de legado.

Gracias Tio Bonifácio !!
Gracias Tio Agápio e tantos outros que não tenho como nomear.

Gracias Lavras do Sul, onde o tradicionalismo se vive na essência !!

Parabéns aos gaúchos de todas as querências pela herança que trazemos no sangue. É coisa graúda tchê !!!

Essa poesia não está a altura de representar esse dia, e nem tenho essa pretensão, porém exala um pouco do sentimento que tenho em relação a minha condição de gaúcho.

QUERO DEIXAR O MEU CANTO
RETOÇANDO ENCANTOS POR ESSES GALPÕES
QUERO QUE A DOCE MAGIA
QUE ME CONTAGIA INVADA CORAÇÕES

QUERO QUE NINGUÉM RESISTA
E O GAÚCHO INVISTA SEM SE ARREPENDER
DE CULTUAR NOSSAS RAÍZES
E VER SUA BELEZA, ISSO É QUE É VIVER

BAILAR MARCANDO UMA MILONGA
QUE UMA NOITE É POUCA EM UM CHAMAMÉ
FINCAR O PÉ NUMA RANCHEIRA
DESSAS DERRAREIRA LOUCA DE SE VER

QUERO FAZER NOS MEUS FILHOS
BROTAR SENTIMENTOS EM TERNA DEVOÇÃO
E DESSE JEITO IR PERPETUANDO
ESSE AMOR QUE EMANA DESSE SUL TORRÃO

DEIXAR O MEU LAÇO SOVADO
DE TANTO PEALO QUE UM DIA EU DEI
E O MEU CRIOULO ENCILHADO
COM OS APEROS QUE EU PREPAREI

LEMBRAR QUE UM DIA FUI CRIA
EM SOLTA FOLIA POR ESSE PAMPA AFORA
E AGORA QUE SOU SÓ LEMBRANÇA
DE TANTA ANDANÇA QUE O TEMPO PENHORA

E SE O PATRÃO LÁ DE CIMA
ALGUM DIA UMA GRAÇA ELE ME CONCEDER
QUERO TER RAÇA GAUDÉRIA
O RIO GRANDE NO PEITO E GAÚCHO RENASCER

truco adelante !!

3 comentários:

Cleverson disse...

Bah!

Não consigo não gostar das tuas poesias, mas esta é especial!

Acho que deixa bem claro o sentimento que todo o Gaúcho tem por este Estado, sua terra e suas raízes.

Parabéns mano véio e um baita abraço!

Anônimo disse...

...buenas Tche Barcellos... o que dizer destes versos, tudo o que fazemos com o coração tem a capacidade de tocar a alma dos outros, é um regalo ver um amigo escrevendo versos com a autenticidade necessária para que possamos proseguir "guentando" o "tirão"... que nunca nos encantemos com modismos e nunca rezemos por catecismos destes que não sabem o verdadeiro valor do sangue farrapo, te adimiro tche Barcellos um abraço... com FLOR, QUERO e RETRUCO....

Barcellos disse...

gracias parceiro velho e espero q continues mirando esse recanto virtual onde a cultura gaúcha é cerne que não se acaba e o divulgue para que possamos engrossar fileiras nessa nossa tropeada, pq o Rio Grade é coisa graúda tchê.

truco adelante !!