sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Culto ao tradicionalismo


Sempre achei complicado descrever sobre a origem das coisas... tudo tem uma origem e essa vem, ao longo do tempo, agregando conceitos, novas informações e conhecimento, bem como algumas mudanças e reavaliações.

Por isso, graças ao Patrão lá de cima, estamos em constante evolução.
Nessa hora remeto-me à cidade de Lavras do Sul, no interior, região da campanha do Estado, onde todo esse meu deslumbramento pela vida e cultura gaúcha teve o seu início.

A rude e quase que inconsequente lida do campo, o linguajar próprio do Homem do basto - um centauro nas tarefas diárias de lidar com o gado, seja numa marcação rudimentar ou no transporte de animais pelas estradas, entre estâncias, foram premissas inquestionáveis da forja do meu caráter.

Impossível não citar alguns nomes como o do Tio Agápio, Tio Miguel, o grande Tio Bonifácio, legatários de uma cultura inabalável que, atavicamente, propaga-se para um guri da cidade grande, o Alexandre. Momentos que me vem novamente a lembrança instigam-me fervorosamente a repassar, através das humildes poesias que faço, dos acordes que acompanham algumas das minhas músicas, o cerne da cultura gaúcha.

Gostaria de deixar registrado aqui, o meu orgulho de ter, por alguns momentos, residido em Lavras, terra de gente hospitaleira, sensível, com grandes nomes da nossa cultura, seja no teatro e televisao ou musicos de renome e qualidade inquestionável, como o parceiro Gujo Teixeira.

Muito obrigado tchê, pela semente plantada no meu coração, e podem ter certeza que essa deu frutos e, estou semeando em novos corações essa mesma alegria.

truco adelante !!

3 comentários:

Cleverson disse...

Cara, as vezes eu achava que tu tinha nascido sabendo tudo o que tu sabe, sério mesmo... Tu é a pessoa que tem mais conhecimento sobre a lida e as tradições gaúchas que eu conheço e é bem legal saber onde isso tudo começou...

Queria ter só um pouquinho deste teu conhecimento que me parece enorme.

E quanto a semear "em novos corações essa mesma alegria", conheço gente que nem bombacha usava e hoje, se pudesse, não usaria outra roupa que não fosse a pilcha e não sairia de um CTG enquanto tivesse um gaiteiro pra animar o baile (mesmo dançando mal e porcamente e deixando os pés das prendas MEIO doídos... :P). :)

Legal o post!


[]'s

Andre Almeida disse...

Legal o post!

Cara, uma sugestão, que tal se além de postar as poesias tu não falava mais um pouco sobre elas? Sobre a tradição gaúcha e etc.

Abraços

Barcellos disse...

boa ideia... vou tentar repassar alguma coisa mais sobre a cultura gaucha...
flw vlw