segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Crioulo de toda estampa


Autor: Alexandre Faccioni Barcellos

EM LAVRAS, TERRA DO OURO
NUNCA ME SAI DA MEMÓRIA
ÉGUA TOSTADA LINDÓIA
A PRIMEIRA QUE ENCILHEI
DESDE LÁ NUNCA PAREI
MEU SAUDOSO PENSAMENTO
POIS DENTRO DE UM REGIMENTO
MEUS “PRIMEIRO PASSO” EU DEI

DESDE GURI FOI ASSIM
A LIDA MINHA FUZARCA
DESSES “PINGO” EU ERA A MARCA
DE TÃO GRUDADO QUE ANDAVA
TÃO SOMENTE NA RODADA
DO SEUS “LOMBO” EU APEAVA

E QUANDO EU VEJO UM PIAZITO
MONARCA SOBRE UM TUBIANO
ME FAZ REGRESSAR AO ANO
QUE ERA EU O GINETE
EU ATRAVESSO FRONTEIRAS
TANTO DE TEMPO E DE ESPAÇO
PRÁ ME LEMBRAR SEM CANSAÇO
DESSAS MINHAS BRINCADEIRAS

HOJE ASSENTO MEUS PELEGOS
EM UM BAIO CABOS NEGROS
CRIOULO DE TODA ESTAMPA

truco adelante !!

Tostada: pelagem do cavalo (avermelhada)
Pingo: apelido dado ao cavalo
Apeava: descia do cavalo
Tubiano: pelagem do cavalo ("cavalo de índio") com manchas pelo corpo
Baio de cabos negros: outra pelagem de cavalo - cinza, nesse caso com as patas pretas
Crioulo: raça de cavalo, muito forte e dócil, própria para o trabalho de campo

2 comentários:

Ana disse...

Bom ver Lavras ser citada de maneira tão poética! Lindas lembranças!

Barcellos disse...

obrigado Ana, existem algumas coisas que ficam em nós como marcas de ferro em alguma marcação por esse lida terrena. Lavras, sem dúvida alguma, é a minha segunda estância. assim como eu coloquei no post Culto ao tradicionalismo.

obrigado pela visita.