segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Farroupilhas

Hoje me reporto à um tema que desperta interesse e é alvo de pesquisas e buscas por muita gente nessa época.

Essa semana, que muito representa para todos nós gaúchos, tem um fundamento que certamente extrapola os limites do conhecimento de muitas pessoas.

Refiro-me ao fato de analogamente chamarem de Farroupilhas os exânimes e maltrapilhos guerreiros do nosso Estado na Revolução Farroupilha - até a data da proclamação da República do Piratini, onde passa a ser uma guerra por ser uma contenda entre duas nações. Mas isso é outra história....

Voltando aos Farroupilhas...

Originalmente os Farroupilhas eram oriundos partidários políticos no Rio Grande do Sul do denominado Partido Farroupilha, fundado em 1832 por Luís José Alpoim, ferrenho participante de "movimentos populares" contra a monarquia.

Em plena evidência de confrontos entre conservadores e liberais, Alpoim promoveu uma manifestação contra a instalação de uma sociedade militar, congregação de conservadores no Rio Grande.

Aqui, onde esse confronto era particularmente acirrado, os moderados sofriam com a falta de expressão, o que, de maneira pejorativa, rendeu-lhes a alcunha de Chimangos ("gastar pólvora em chimango ?") - Mas isso também é outra história...

Mas para chegar ao termo Farroupilha, amplamente divulgado, o Estado passou por essa Revolução/Guerra sofrendo desgastes sócios-políticos de uma contundência sem precedêntes e, ao final de dez anos de batalhas vencidas e perdidas, surgiu com os bravos tauras, nossos antepassados, com vestes rotas e rasgadas, a designação mais difundida sobre os farroupilhas.

Foram esses homens, cansados pelo passar dos anos, porém firmes no seu propósito de evitar o sucateamento do nosso Estado com taxas e impostos "goela abaixo" que defenderam, mesmo com a ceifa de vidas de pessoas e em detrimento de sua própria auto-preservação, suas idéias e ideais.

em tempo... isso não lhe parece tão atual ?

espero que tenha, esse breve e sintético histórico, servido de incentivo à pesquisa sobre a nossa história e que a vejamos não tão somente como uma pintura, pois a história se faz de fatos e momentos perfeitamente encadeados e vai muito além de uma aquarela ricamente ilustrada.

truco adelante!!

Nenhum comentário: