quarta-feira, 18 de junho de 2008

Era eu

Autor: Alexandre Faccioni Barcellos

ERA EU O PIÁ FACEIRO NO LOMBO DE UM LOBUNO
DESATANDO O LAÇO A TROTE PARA DEPOIS ME ENREDAR
ERA EU AFLITO NO LOMBO DE ALGUM VEIACO
ATADO SÓ PELO LAÇO QUE HÁ POUCO O FEZ PEALAR

ERA EU GRITANDO A LO LARGO AGITANDO UMA MÃO LIVRE
ACENANDO À PEONADA QUE EM RODA ESTÁ A OLHAR
ERA EU NUMA RODADA MUI FEIA
QUE UMA GAMBETA MALEVA ME FEZ DE PONTA TROCAR

ERA EU O PIÁ QUE COM MEDO OUVIA UM REBOLEIO DE LAÇO
ERA ESSE O PIÁ QUE ESCORADO OUVIA O “BÂMO E SE FOI”
ERA O PIÁ QUE COM A MARCA EM INCONTIDA PAIXÃO
EU VIA LEVANTAR DO CHÃO QUEM ERA TOURO E É BOI

ERA EU QUE OBSERVAVA AQUELE PEÃO PACHOLENTO
QUE NAS ASPAS NÃO ALVEJAVA O TIRO CURTO E CERTEIRO
NA MARCAÇÃO EM MANGUEIRA COM UMA MÃO DEBOCHADA
CERRAVA E ENCERRAVA A CORRERIA EM CUCHARRA

ERA EU QUEM ALCANÇAVA A LENHA E CUIDAVA D´ÁGUA
ERA O PIÁ QUE AO LADO VIA A SOLINGEN NA LIDA
ERA EU QUEM DA SALMORA JOGAVA OS BAGOS NO FOGO
BOMBEANDO O DESASPADO COM A CISMA DESMEDIDA

ERA GRAÚDA ESSAS FESTAS DOS MEUS TEMPOS DE GURI
NESSES DIAS EU VIVI NO MEIO DA BAGUNCEIRA
E APRENDI DE CARREIRA HONRAR PICA-PAU E MARAGATO
E SER GAÚCHO DE FATO E HIJO DE LA FRONTEIRA


lobuno - pelagem de cavalo acinzentada - (semelhante a cor de pelo de rato)
trote - cavalgadura média, antes de correr
veiaco - cavalo que costuma dar pinotes (pulos)
pealar - forma de laçar quando o laço pega somente nas "mãos" (patas dianteiras do animal)
rodada - tombo
gambeta - jogo de corpo - enganar fingindo que vai para um lado e vai para outro
trocar de ponta - cair
solingen - marca de faca. muito utilizada para castração manual de animais
aspas - guampas
desaspado - animal que teve as aspas aparadas
mangueira - local cercado, geralmente de pedras, onde são realizadas algumas lidas de campo
pica-pau - situação política no RS de outrora. Republicanos representados pelo lenço na cor branca
maragato - situação política no RS de outrora. representado pelo lenço de cor vermelha


truco adelante!!

2 comentários:

Andre Almeida disse...

E SER GAÚCHO DE FATO E HIJO DE LA FRONTEIRA

Bela poesia! ;)

Anônimo disse...

Baita poesia, assim como todas as outras...
Continue com esse belo trabalho, expandindo as fronteiras do nosso querido rincão, o tão belo Rio Grande do Sul...
Um quebra costela bem chinchadito pra ti parcero véio, e tu sabes que "temo aí pro que der e vier"...